Com debates e conferências, Simpósio de Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental segue até sábado

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/11/2023 | Editado em 24/11/2023

Evento ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro no Campus-Sede, com programação que contempla debates e conferências

A Universidade de Caxias do Sul sedia de 23 a 25 de novembro o Simpósio da Cátedra Unesco de Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental. O evento ocorre no Campus-Sede e é aberto ao público, mediante inscrição prévia neste link. Confira abaixo a programação completa.

A UCS passou a integrar a Cátedra Unesco de Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental no final de 2022, conectando-se a uma rede que envolve mais de 850 instituições em 117 países. Por meio dessa rede são realizados intercâmbios de docentes e discentes, reuniões conjuntas de trabalho, conferências, publicações, entre outras iniciativas. Essa é a primeira vez que a Universidade sedia um Simpósio dessa Cátedra, o que gera uma boa expectativa para o coordenador local do evento, Danilo Romeu Streck, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS. “A expectativa é de que se obtenham impulsos para práticas educativas que nos ajudem a repensar a cidadania no contexto de globalização e planetarização que estamos vivendo, desde o nosso cotidiano até as complexas questões da sustentabilidade ambiental e das guerras. Será um momento de conectar-nos com os outros, conhecer outras experiências e também ter bons momentos de convivência. Na programação não esquecemos essa parte”, comenta Streck, lembrando que o público-alvo é formado por educadores populares, professores de escolas e universidades, pesquisadores, acadêmicos e demais trabalhadores da Educação.

Um dos propósitos do Simpósio é debater temas que orientem futuras ações diante do contexto da Cátedra. As discussões serão estruturadas em torno de três eixos temáticos: Cidadania global, Línguas e Interculturalidade; Cidadania global, Justiça socioambiental e Sustentabilidade; e Cidadania global, Internacionalização da educação e Democratização do conhecimento. “Teremos painéis de aprofundamento com especialistas nessas três temáticas e uma palestra com o professor José Ivo Follmann, da Unisinos, sobre Ecologia integral e cidadania. Todas as ações estão voltadas para pensar alternativas para o país e o mundo que queremos e como podemos ajudar a criá-lo”, observa o professor. A conferência de abertura será on-line, com o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff. Ele falará sobre O Cuidado da Mãe Terra e uma Cidadania sem Fronteiras, tema relacionado ao que abordou presencialmente durante palestra no UCS Teatro, em setembro.

O Simpósio da Cátedra Unesco de Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Estudos Latino-americanos em Pesquisa e Educação (UCS) e do Centro de Estudos Internacionais em Educação (Unisinos). O evento conta com apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Católica de Santos (Unisantos), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS).

Espaço para articular ideias e ações

Na UCS, a Cátedra estará vinculada diretamente à Área do Conhecimento de Humanidades e também ao Programa de Pós-Graduação em Educação, mas possibilita interlocução permanente com diversos cursos de graduação e de pós-graduação. Desde que foi criada, no final do ano passado, já foram realizadas várias atividades, entre elas a conferência inaugural com o professor Moacir Gadotti e o seminário e lançamento do livro Fundamentos Teóricos e Empíricos da Educação para Cidadania Global Crítica” com o professor Carlos Alberto Torres.“Vejo o papel da Cátedra como sendo um lugar de articular ideias e ações, um espaço de encontro de pessoas que querem se conectar entre si, mas também com outras pessoas no país e no exterior. É um espaço para ampliar o olhar sobre o que estamos fazendo em nossa escola e comunidade, mas também para dar a nossa contribuição para pessoas que se encontram em outros lugares no Brasil e em outros países”, finaliza o professor Danilo Romeu Streck.

Serviço
O quê: Simpósio da Cátedra Unesco Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental
Quando: 23 a 25 de novembro
Onde: Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul
Como participar: inscrições neste link

Programação
Dia 23, quinta-feira
19h – Recepção e Venda de livros
19h30min – Atividade cultural
20h – Conferência: O Cuidado da Mãe Terra e uma Cidadania sem Fronteiras – Leonardo Boff – Teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da iniciativa internacional da Carta da Terra. Mediação: Danilo Romeu Streck – UCS
Local: Sala Florense, Campus-Sede.

Dia 24, sexta-feira
Das 8h30min às 12h – Discussão de Trabalhos por Eixos Temáticos
Local: Salas do Bloco E, Campus-Sede
Das 14h às 15h30min – Compartilhamento
Das 16h às 18h – Painel de Aprofundamento dos Temas:
– Eixo 1: Cidadania Global, Línguas e Interculturalidade – Cátia de Azevedo Fronza – Doutora em Letras
– Eixo 2: Cidadania Global, Justiça Socioambiental e Sustentabilidade – Telmo Adams – Doutor em Educação
– Eixo 3: Cidadania Global, Internacionalização da Educação e Democratização do Conhecimento – Maria Julieta Abba – Doutora em Educação
18h – Confraternização: venda de livros e coffee break
Local: Auditório do Bloco E, Campus-Sede

Dia 25, sábado
Das 9h às 10h – Conferência: Ecologia Integral – José Ivo Follmann – Doutor em Sociologia Diretor do Observatório Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e da Ação Social da Província dos Jesuítas do Brasil; Secretário para a Justiça Socioambiental e Membro do Conselho para a Missão da Província dos Jesuítas do Brasil
10h30min – Plenária Final: Projetos em Andamento e Perspectivas em:
– Pesquisas: Parcerias Nacionais e Internacionais
– Publicações
– Ações Comunitárias e Extensão
Local: Auditório do Bloco E, Campus-Sede.

* O Simpósio tem carga horária de 20 horas, válidas como atividades complementares

Crédito da foto: Freepik