Intensificadas ações de qualificação docente para início do ano letivo da Educação Básica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/01/2024 | Editado em 24/01/2024

Formação de professores nas regiões de abrangência da Instituição é mobilizada a partir do programa UCS Municípios, com atividades que contemplam temas e práticas contemporâneas

Entre as atividades mais recentes, a formação de 40 professores multiplicadores da 4ª Coordenadoria Regional da Educação, no último mês de novembro

As atividades de formação continuada de professores mobilizadas pelo programa UCS Municípios, da Coordenadoria de Extensão da Universidade de Caxias do Sul, se intensificam em preparação ao novo ano letivo da Educação Básica. A programação que alcança 15 municípios da região de abrangência da UCS se inicia dedicada aos docentes da Educação Infantil, para, na sequência, atender aos professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de janeiro, 161 professores da rede municipal de educação de Nova Petrópolis integram ações formativas que incluem palestras e aulas dedicadas à construção do conhecimento pedagógico voltado a bebês e crianças da Educação Infantil. As temáticas que compõem o universo de estudo no contexto do programa são contemporâneas e sintonizadas às práticas docentes, envolvendo abordagens como metodologias de ensino, planejamento, educação inclusiva, avaliação da aprendizagem, legislação e gestão na educação, cultura da paz e da não violência, pesquisa na sala de aula e pedagogias das infâncias.

Conforme considera o coordenador do Programa UCS Municípios, professor Delcio Agliardi, a formação docente continuada é uma conquista a ser valorizada e um desafio diante das transformações que estão presentes no cotidiano escolar. “Isso, pois, comungamos do pensamento do educador Paulo Freire: ‘ninguém começa a ser professor numa certa terça-feira, às 4 horas da tarde. Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática’”, pontua Agliardi, citando o patrono da educação brasileira.

As ações da UCS contemplam a interlocução do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, consideradas indissociáveis, e buscam garantir que as Ciências Humanas produzam e socializem o conhecimento para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

UCS Municípios

O programa desenvolve ações conjuntas e serviços de caráter acadêmico para qualificar políticas públicas e atendimento à população. Realiza pesquisas científicas e programas de formação continuada para organizações privadas e públicas como as administrações municipais e coordenadorias regionais de educação, com foco nos professores da rede pública de ensino. Saiba mais sobre as possibilidades de interlocução do UCS Municípios.