V Encontro Gaúcho de Estudantes de Serviço Social  (EGESS) foi realizado na UCS, em setembro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/10/2022 | Editado em 03/10/2022

Evento reuniu acadêmicos de diversas Universidades gaúchas e teve como pauta central a questão étnico-racial

De 17 a 20 de setembro, a Universidade de Caxias do Sul acolheu o V Encontro Gaúcho de Estudantes de Serviço Social (EGESS), evento que reuniu acadêmicos de diversas Universidades do RS das modalidades de ensino presencial e a distância. 

A edição do Encontro na UCS teve como objetivo propiciar espaços de debates e de formação política e profissional, relacionados ao contexto social, à universidade, ao movimento estudantil, à formação profissional, à cultura e ao combate às opressões

O V EGESS teve como pauta central a questão étnico-racial, trazendo ao debate o tema “Povos Originários são território! Não dá pra separar!”. A ideia foi debater, compreender a realidade política e realizar discussões a partir dos princípios do projeto ético-político do Serviço Social, considerando as estratégias efetivas de luta da categoria.

Sobre o Encontro Gaúcho

O EGESS promove a integração das entidades representativas do Serviço Social e estudantes nos debates realizados no interior da categoria profissional dos Assistentes Sociais, permitindo aos estudantes conhecer e compreender as particularidades dos cursos disponíveis no âmbito gaúcho. É um dos encontros realizados pela Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), entidade de representação máxima de acadêmicos de Serviço Social.

O evento na UCS foi organizado pelos Diretórios e Centros Acadêmicos de Serviço Social do RS vinculados à ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social e contou com o apoio de outras entidades da categoria profissional, como a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 10ª Região).

A ENESSO é historicamente construída por estudantes de Serviço Social em nível nacional, tendo representações em diversas universidades do Brasil. As representações consistem em uma divisão que contempla a Coordenação Nacional (CN), a Coordenação Regional (CR) e as Secretárias de Escola (SE)

A Comissão Organizadora do V EGESS contou com o planejamento do Diretório Acadêmico de Serviço Social da UCS Roseli Celeste. As acadêmicas Maurem de Castilhos (CN), Luana Vieira (CR) e Rúbia Crepaldi (SE) foram representantes na atual gestão da região VI 2022/2023, intitulada “Dona Ivone Lara: firme na luta para resistir!”.

Foto: Divulgação