Programa de Pós-Graduação em Educação

Produção Científica

Última modificação em 12/09/2024.

Artigos Científicos

Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação

  • ANTOS, K. A. ; OLIVEIRA, D. A. ; STRECK, Danilo R. . The Journal Amauta (1926- 1930): study of a latin american educational tribune. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. e159, 2021.
  • SANTOS, K. A. ; OLIVEIRA, D. A. ; STRECK, Danilo R. . A Revista Amauta (1926- 1930): estudo de uma tribuna educativa latino-americana. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. e159, 2021.
  • ABBA, M. J. ; STRECK, Danilo R. . A Reforma de Córdoba de 1918 e a internacionalização universitária na América Latina. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 25, p. e102256, 2021.
  • ABBA, M. J. ; STRECK, Danilo R. . The 1918 Córdoba Reform and university internationalization in Latin America. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 25, p. e102256, 2021.
  • STRECK, Danilo R.; ROSA, C. S. . Internacionalização da educação e cidadania: entre conexões esquecidas e necessárias. Revista REDALINT. Universidad, Internacionalización e Integración Regional, v. 1, p. 45-64, 2021.
  • PITANO, Sandro de Castro ; TAVAREZ, M. T. G. ; STRECK, DANILO R. . Uma vida em defesa da Educação Popular: entrevista com Danilo R. Streck. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 245-255, 2021.
  • BUFFON, E. C. ; RAMOS, F. B. ; RELA, E. . Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 2-22, 2021.
  • DORIGATTI, MAICON ; SOAVE, CLÁUDIA ; ROSA, GERALDO ANTONIO DA . Possíveis reverberações para emancipação e representação cultural latino-americana (des)compassos a partir de perspectivas decoloniais. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 38, p. 1-18, 2021.
  • GUSBERTI CORTELINI, VALDETE ; DA ROSA, GERALDO ANTÔNIO . Caem as máscaras na quarentena Covid-19: reflexões freireanas a partir de Cartas a Cristina. Olhar de Profesor, v. 24, p. 1-7, 2021.
  • TREVISAN, AMARILDO LUIZ ; AZEVEDO, MAURÍCIO CRISTIANO DE ; ROSA, GERALDO ANTONIO DA . Mal de arquivo - Um desafio para a filosofia da educação?. EDUCAR EM REVISTA, v. 37, p. 1-17, 2021.
  • SANTOS, D. ; SOUZA, J. E. . O ENSINO DE MÚSICA NO GRUPO ESCOLAR FARROUPILHA/RS (1938-1945): VESTÍGIOS E DELINEAMENTOS DE UMA CULTURA ESCOLAR. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 197-216, 2021.
  • DEWES, E. C. S. ; SOUZA, J. E. . EM BUSCA DO RURALISMO EM CAXIAS DO SUL/RS NAS PÁGINAS DO ?DESPERTAR? (1947-1954). FACES DA HISTÓRIA, v. 8:n.1, p. 346-363, 2021.
  • SOUZA, J. E.; GIACOMONI, C. . ANÁLISE DOCUMENTAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA PESQUISAS LOCAIS. Cadernos CERU, v. 32:1, p. 139-156, 2021.
  • SOUZA, J. E.. A subvenção de escolas públicas em São Leopoldo/RS nas primeiras décadas do século XX. Revista Educar Mais, v. 5, p. 755-765, 2021.
  • Roncarelli, Isadora Alves ; STECANELA, NILDA ; PAULETTI, FABIANA . Docência em movimento: a transitividade no fazer docente. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-18, 2021.
  • Pitano, Sandro de Castro; NOAL, Rosa Elena ; BRIGNOL, LEONARDO ALVES . EXCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INDICADORES E CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 16, p. 8435, 2021.
  • PITANO, S. C.; TAVARES, M. T. G. ; STRECK, D. R. . Uma vida em defesa da educação popular: entrevista com Danilo R. Streck. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 245-255, 2021.
  • PITANO, S. C.; TAVARES, M. T. G. . PAULO FREIRE AND POPULAR EDUCATION: CULTURE, METHODOLOGIES, PLACES AND SUBJECTS. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 06-09, 2021.
  • PITANO, S. C.; NOAL, Rosa Elena ; MORETTI, C. Z. . Repoliticising Participatory/Action Research: From Action Research to Activism: some considerations on the 7th Action Research Network of Americas Conference. INTERNATIONAL JOURNAL OF ACTION RESEARCH, v. 16, p. 267-278, 2021.
  • MATOS, S. R. L.; SCHULER, B. . Docência e a aula como ensaio. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-44, 2021.
  • MARINELLO, C. ; MATOS, S. R. L. . DIÁRIO DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA: FRAGMENTOS DE UMA PANDEMIA. Revista Educação Básica em Foco, v. 2, p. 1-7, 2021.
  • CARBONARA, VANDERLEI; SCHWARZ, A. . A escola como espaço de formação para a autonomia numa perspectiva existencialista. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-21, 2021.
  • RUBINO DOS SANTOS, O. A. C.; STRECK, DANILO ROMEU. Entrevista com Professor Dr. Danilo Romeu Streck: Educação Popular e América Latina: resistências, perspectivas e utopias. Revista Debates Insubmissos, v. 2, p. 218-229, 2020.
  • PITANO, Sandro de Castro; STRECK, DANILO ROMEU; MORETTI, Cheron Zanini. As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical. Civitas (Porto Alegre), v. 20, p. 109-118, 2020.
  • STRECK, DANILO ROMEU. Community Engagement and Action Research - Book Review Essay. INTERNATIONAL JOURNAL OF ACTION RESEARCH, v. 16, p. 173-179, 2020.
  • STRECK, DANILO ROMEU; SOUZA, TIAGO ZANQUÊTA DE; NOVAIS, GERCINA SANTANA. Educação popular e pedagogia decolonial: entrevista com Danilo Romeu Streck. CADERNOS CIMEAC, v. 10, p. 18-24, 2020.
  • MIRA, L. N. ; STRECK, DANILO ROMEU. Educação e formação para além da Escola. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 9, p. 71-82, 2020.
  • SOUZA, C. S. S. ; ABBA, M. J.; STRECK, DANILO ROMEU. Internationalization as a process of change. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 529-537, 2020.
  • STRECK, Danilo R.. Pedagogies of Participation: A Methodological Framework for Comparative Studies. Global Comparative Education, v. 4, p. 35-49, 2020.
  • STRECK, Danilo R.. Transdisciplinarity as a decoloni zing research practice: A Latin American perspective. Diálogos Latinoamericanos, v. 29, p. 88-100, 2020.
  • RAMOS, F. B. ; ACOSTA, C. ; RELA, ELIANA . DA CAPA À CONTRACAPA: PARATEXTOS NO PROCESSO CONSTITUTIVO. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 145-163, 2020.
  • SCHENKEL, J. D. ; RAMOS, F. B. ; RELA, E. . O lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 26, p. 1-15, 2020.
  • REIS, F. ; SILVEIRA, J. ; RAMOS, F. B. ; RELA, E. . Gabinetes de leitura no Rio Grande do Sul: aspectos históricos e incentivo à formação de leitores. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 16, p. 91-109, 2020.
  • SABBI, CARLOS ROBERTO ; ROSA, GERALDO ANTÔNIO DA ; GASCÓN, AGUSTÍN DE LA HERRÁN . Cenários educacionais na contemporaneidade: reflexões a respeito das diferenças e das performances. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 682-696, 2020.
  • SOAVE, C. ; BARBIERI, S. C. R. ; ROSA, G. A. . Ética como espaço de voz e ressonâncias do cuidado de si docente na escola pública e na Base Nacional Comum Curricular. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-23, 2020.
  • CORTELINI, VALDETE GUSBERTI ; DA ROSA, GERALDO ANTÔNIO . Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 21, p. 385-404, 2020.
  • ARRUDA, M. P. ; SOAVE, C. ; ROSA, GERALDO . Self-ethics: knowledge to give a new meaning to teaching. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 12, p. 1-16, 2020.
  • SABBI, C. R. ; DA ROSA, GERALDO ANTONIO . Pedagogia Radical e Inclusiva: possíveis horizontes em tempos de covid-19 e Pós-pandemia. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 1, 2020.
  • GIACOMONI, C. ; SOUZA, J. E. . Formas de organizar a Educação Física no ensino primário: memórias de professoras da Escola Giuseppe Garibaldi, Caxias do Sul/RS (1974-1985). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 19:2, p. 496-512, 2020.
  • BORTOLUZZI, P. ; SOUZA, J. E. . GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS ? 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES. Etikk i Praksis, v. 3, p. 162-184, 2020.
  • BERNARDES, M. G. C. ; SOUZA, J. E. . MEMÓRIAS EM TORNO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NOVO HAMBURGO (1923-1968): ESCOLA JOSÉ DE ANCHIETA. TRAVESSIAS, v. 14, p. 310-325, 2020.
  • DEWES, E. C. S. ; SOUZA, J. E. . O JORNAL DESPERTAR: VESTÍGIOS DA FORMAÇÃO E DO ENSINO NO MEIO RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1954). EDUCAÇÃO EM FOCO, v. 3, p. 402-421, 2020.
  • SOUZA, J. E.; COSTA, V. B. . ESCOLARIZAÇÃO EM SAPIRANGA/RS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: A PRESENÇA DOS GRUPOS ESCOLARES. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 13, p. 489-503, 2020.
  • SOUZA, J. E.. Os processos de escolarização na escola normal de Sapiranga/RS (1963-1966). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 12, p. 371-395, 2020.
  • VANZ, S. ; SOUZA, J. E. . MOBILIÁRIO PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO PRIMÁRIO EM CAXIAS DO SUL/RS (1890-1930): VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO, v. 13, p. 259-280, 2020.
  • PILETTI, F. ; SOUZA, J. E. . O Grupo Escolar Jansen (1937-1958): um modo de escolarizar no meio rural de Farroupilha/RS. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, v. 19:37, p. 267-287, 2020.
  • DEWES, E. C. S. ; SOUZA, J. E. . O ?AMOR À PÁTRIA?: REPRESENTAÇÕES DE CIVISMO NAS PÁGINAS DO DESPERTAR. RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 6, p. 1-15, 2020.
  • STECANELA, NILDA; LEMONS, Caroline Caldas . Direito à educação: da conquista ao reconhecimento. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 27, p. 168-185, 2020.
  • STECANELA, NILDA; PICCOLI, MÁRCIA SPEGUEN DE QUADROS . Paradoxo mercantilização do Ensino Superior e formação profissional humana: uma crítica a partir das contribuições de Paulo Freire. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 274-293, 2020.
  • Pitano, Sandro de Castro; NOAL, Rosa Elena . A TRANSIÇÃO DOS EX-CATADORES DO LIXÃO ÀS COOPERATIVAS DE TRIAGEM: UM PROCESSO EMANCIPATÓRIO DE INCLUSÃO SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS. Caminhos da Geografia (UFU. Online), v. 21, p. 142-151, 2020.
  • Pitano, Sandro de Castro; STRECK, DANILO ROMEU ; MORETTI, CHERON ZANINI . As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical. Civitas (Porto Alegre), v. 20, p. 109-118, 2020.
  • ROMIG, KAREN LAIZ KRAUSE ; Pitano, Sandro de Castro ; NOAL, Rosa Elena . Aspectos geográficos e culturais de uma região cultural pomerana no sul do Rio Grande do Sul. Geosul, v. 35, p. 300-324, 2020.
  • ROMIG, KAREN LAIZ KRAUSE ; PITANO, S. C. . O Atlas Geográfico Municipal como Recurso Didático no Ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas. GEOGRAFIA (LONDRINA), v. 29, p. 241-260, 2020.
  • de Castro Pitano, Sandro; MARTINS CORRÊA, ADILSON . EDUCAÇÃO E JUSTIÇA RESTAURATIVA: OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO E CULTURA DE PAZ EM TURMAS DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS. Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, v. 1, p. 39-54, 2020.
  • ROMIG, K. L. ; PITANO, S. C. . AS BASES TEÓRICAS E EMPÍRICAS PARA A DEFINIÇÃO DE UMA REGIÃO CULTURAL POMERANA NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. geografar Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, v. 15, p. 142-160, 2020.
  • MATOS, S. R. L.; MIGUEL, M. C. P. . Conversação sobre Fernand Deligny e o Aracniano. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 498-516, 2020.
  • Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju ; RAMOS, F. B. ; MATOS, S. R. L. ; ALBUQUERQUE, G. . Cotidiano na voz do estudante-autor da região norte: estudo sobre crônicas. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 100-119, 2020.
  • Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju ; MATOS, S. R. L. ; RAMOS, F. B. . O combate de uma vida-de-professora-pesquisadora à redacionalização da escrita no Ensino Médio. RAÍDO (ONLINE), v. 14, p. 244-258, 2020.
  • MATOS, S. R. L.; CAVION, C. F. ; PACHECO, A. V. O. . ESCRITURA E SEU COMBATE: A FOLHA EM BRANCO. Linha Mestra, v. 41, p. 122-132, 2020.
  • MATOS, S. R. L.; SCHULER, B. . Arque-omontagem da aula. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 21, p. 220-233, 2020.
  • BELUSSO, G. ; LUCHESE, T. Â. . Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, p. 1-27, 2020.
  • CICONETTO BERNARDI, MANUELA ; Luchese, Terciane Ângela . A taxa de alfabetização de Antônio Prado, Rio Grande do Sul (1895-1920). REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020.
  • BERNARDI, MANUELA CICONETTO ; Luchese, Terciane Ângela . BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 36, p. 1-3, 2020.
  • BELUSSO, G. ; LUCHESE, T. Â. . Una vita per l' educazione: memórias autorreferenciais da professora Maria Mocelini (1878 - 1961). PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 16, p. 825-848, 2020.
  • Luchese, Terciane Ângela; BERNARDI, MANUELA CICONETTO . Rumo ao interior: móveis e objetos numa escola rural de Antônio Prado/RS (1899-1912). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), v. 13, p. 137-161, 2020.
  • BARAUSSE, A. ; LUCHESE, T. Â. . Celebrations of Italiannes: italian immigration in Rio Grande do Sul and schools, between memory and history (1924-1926). HISTORY OF EDUCATION & CHILDREN'S LITERATURE (ONLINE), v. XV, p. 671-698, 2020.
  • PARISE BRANDALISE DALSOTTO, MARIANA ; Luchese, Terciane Ângela . A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-20, 2020.
  • CARBONARA, VANDERLEI. Humanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel Levinas. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE), v. 34, p. 1-33, 2020.
  • PASINATO, Darciel; SOUZA, José Edimar de. O público e o privado nas revistas Vozes e Anhembi das décadas de 1950 e 1960. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 14, n. 31, jan./abr. 2019, p. 1-29. http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18684
  • SOUZA, José Edimar de; GRAZZIOTIN, Luciane S. S.; ALMEIDA, Dóris B.; BASTOS, Maria H. C.; ERMEL, Tatiane F.; RAMIL, Chris A.. Novos tempos se anunciam. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-5, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/89469
  • PEDRO, Joanne Cristina; STECANELA, Nilda. O território educativo na política educacional brasileira: silêncios, ruídos e reverberações. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 14, p. 1-18, 2019. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13112
  • LUCHESE, T. Ângela. Expandir as escolas, aumentar a frequência, valorizar a agricultura: Celeste Gobbato e a educação municipal (Caxias do Sul, RS, 1924-1928). Cadernos De História Da Educação (ONLINE), v.18, p. 43-68, 2019. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/47614
  • SOARES, Elisiane da Silva; RELA, Eliana. Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história sob o prisma norte-americano. Revista Antíteses v.11, n.22, jul/dez 2018 p 606-627. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/34751
  • RAMOS, Flávia Brocchetto; RELA, Eliana. A infância na narrativa infantil brasileira: de Mário a Raquel. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação v.13, n.4, out./dez. (2018) p. 1742-1758. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11152
  • COSTA, Claudio da; RELA, Eliana. O papel da memória oral na produção de arranjos documentais de acervos privados. Encontro de memórias [recurso eletrônico] / - Porto Alegre: ISCMPA, 2018. 1118p. http://www.centrohistoricosantacasa.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook-_-encontro-de-memorias.pdf
  • ROSA, Geraldo Antônio; TREVISAN, Amarildo. Indústria Cultural, Biopolítica e Educação. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 29, p. 01-18, 2018. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072018000300423&lng=pt&nrm=iso
  • ROSA, Geraldo Antônio; FERNANDES, A. C.. Entrevista com o Professor Dr. Thomas Kesselring. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 26, p. 1-12, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6428
  • TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSA, Geraldo Antônio da. Modernidade em (des) encontro: a educação entre expressivismo e objetividade. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 23, p. 815-833, 2018. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772018000300815&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
  • ROSA, Geraldo Antônio da; TEDESCO, S.; SPAGNOLO, C.. Consciência Crítica Latino-Americana: superação do pensamento colonizado. HISPANISTA (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS), v. XIX, p. 01-09, 2018. http://www.hispanista.com.br/artigos%20autores%20e%20pdfs/603.pdf
  • SOAVE, C.; BARBIERI, S. C. R.; ROSA, Geraldo Antônio. Cuidado do Ser em Freire: dimensão ontológica do Ser Mais na Educação. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 1, p. 49-60, 2018. https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/63790
  • SOUZA, José Edimar de. Um modo de traduzir figuras do passado: cadernos de um professor catarinense. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, Campinas, v.18, n.1 [75], p.281-285, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8648888
  • PASINATO, Darciel; SOUZA, José Edimar de. Manifesto dos educadores mais uma vez convocados: a concepção de público. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 23,n.1, p. 114-136, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5229/pdf
  • SOUZA, José Edimar de. La escuela como cultura y sus prácticas educativas: entrevista com Augustín Escolano Benito. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 23,n.1, p. 199-207, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5723/pdf
  • SOUZA, José Edimar de; GRAZZIOTIN, Luciane S. S.. Narrativas de "memorização" na escola normal de Porto Alegre/RS (1882). História: Debates e Tendências, v. 18, n.1, jan./jun. 2018, p. 155-167 http://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/6163/4584
  • SOUZA, José Edimar de. Regimento das escolas municipais de Novo Hamburgo/RS (1952). Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 4, n. 1, p. 190-202, jan./jun. 2018. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9317
  • SOUZA, José Edimar de. Notas de pesquisa: a Batalha de Porongos no contexto da Guerra dos Farrapos (1844). Revista Expedições, Morrinhos/GO, v. 9, n. 3, mai./ago. 2018. https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/article/view/7457
  • SOUZA, José Edimar de. A escolarização em uma região de imigração: processos, práticas e o ensino no meio rural de Lomba Grande/RS nas primeiras décadas do século XX. REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL, v. 2, p. 221-238, 2018. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12061/209209210433
  • STECANELA, Nilda. A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 929-946, 2018. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/78810
  • STECANELA, Nilda. The Objectification of the Pedagogical Relationship in Everyday School Life. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 929-946, 2018. Versão em inglês. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000300929&lng=en&nrm=iso&tlng=en
  • STECANELA, Nilda; McCowan, Tristan. Apresentação à Seção Temática, Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 777-781, 2018. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/78812
  • STECANELA, Nilda; McCowan, Tristan. Foreword to the Thematic Section. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 777-781, 2018. Versão em inglês. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000300777
  • MARIN, Lucas Josias; STECANELA, Nilda. Convivência acadêmica e formação humana: dimensões de socialização no Ensino Superior. Educação (PUCRS. Impresso), v. 41, p. 93-103, 2018. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29552
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Livros

Terciane Angela Luchese e Lúcio Kreutz (Orgs.)
Editora da UFSM

"O objetivo deste livro é difundir estudos produzidos nos últimos anos, em diferentes instituições do país, que abordam a história da educação na perspectiva dos imigrantes e seus descendentes. Trata-se de histórias, práticas e processos escolares de sujeitos hibridos que produziram sentindo plurais para o ensino aprendizagem em espaços formais.

Terciane Angela Luchese
Editora CRV

O livro "Relações de Poder: Autoridades regionais e imigrantes italianos nas colônias Conde d'Eu, Dona Isabel, Caxias e Alfredo Chaves - 1875 a 1889" apresenta uma análise do processo de ocupação das primeiras colônias de italianos no Rio Grande do Sul, privilegiando as relações estabelecidas entre as autoridades pertencentes à Comissão de Terras, os diretores de colônia, a força policial e os imigrantes. Aborda a legislação que regulamentou a imigração e a colonização imperial, apresentando os diretores e as comissões de terra das colônias, enfocando suas funções, nomeações, mudanças e dificuldades administrativas enfrentadas. Também apresenta as ações das autoridades, especialmente as dos diretores, na efetivação do processo de colonização dos núcleos imperiais. O livro busca esclarecer as reais condições dos núcleos pela atividade administrativa destes funcionários e pela realidade vivenciada pelos imigrantes. Trata-se da história de como as autoridades se relacionaram com os colonos, apresentando os conflitos e as negociações.

Flavia Brocchetto Ramos
Editora CRV

"(...) O livro que temos em mãos conversa conosco, funciona como um repositário de nossas possíveis (e quase certas) perguntas. Em outras palavras, quem fala no texto é uma professora experiente, que conhece nossas dúvidas e inquietações e está disposta a enfrentá-las, munida de cabedal teórico e prático para tanto. A estrutura do livro é decorrente dessa postura dialogal e, por isso, os capítulos sucedem-se no batepapo de interrogações e afirmações. Igualmente, todas as questões estão relacionadas com a realidade, dela partindo ou a ela voltando através dos exemplos.

Um livro dessa estirpe não representa apenas um material de apoio a todos os que se envolvem com a leitura literária da infância. Representa uma postura de vida de quem sabe distribuir o conhecimento que recebeu e a experiência que teve a oportunidade de acumular. Essa é uma das funções mais importantes da Universidade que, se deve produzir o conhecimento novo, deve também providenciar os meios de fazê-lo chegar à sociedade, para que ele se transforme em um bem comum. Nesse sentido, o trabalho de Flávia Brocchetto Ramos é um caso exemplar." (Vera Teixeira de Aguiar).

2ª Edição Revista e Atualizada
Carla Beatris Valentini
Eliana Maria Sacramento Soares (Orgs.)
EDUCS

Valdir do Nascimento Flores
Lisi Borges Barbisan
Maria José Bocorny Finatto
Marlene Teixeira
Editora Contexto

O objetivo deste Dicionário é enfocar a definição conceitual de um campo teórico que apenas recentemente tem recebido maior atenção da comunidade científica brasileira. Para isso, os organizadores reuniram mais de 40 linguistas de todo o país, que escreveram cuidadosamente cerca de 400 verbetes. Cada verbete traz informações referenciais - definição; termos relacionados que permitem ao leitor conhecer a terminologia destacada de um determinado autor; nota explicativa e referências bibliográficas. Ao final do livro, especialistas da área elaboraram uma minibiografia de 14 autores da linguística. A professora Tânia Azevedo elaborou os verbetes "argumentação" (1) e (2), "conclusão", "forma tópica", "gradualidade", "nível complexo", "teoria dos topoi", todos referentes à Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot.

Niura Maria Fontana
Neires Maria Soldatelli Paviani
Isabel Maria Paese Pressanto
EDUCS

Práticas de Linguagem tem uma proposta simples, mas ambiciosa: oportunizar aos alunos o desenvolvimento da competência discursiva para interagir nas situações do cotidiano, no âmbito educacional e fora dele. Nesse sentido, propões a leitura de diversos gêneros discursivos, a partir da experiência prévia do leitor, com foco nos aspectos referentes ao autor e ao leitor e aos seus propósitos comunicativos, inseridos num determinado contexto. As atividades propostas incitam à reflexão e à tomada de decisões, tendo em vista uma ação social efetiva. A rede temática que perpassa os textos diz respeito a questões ambientais, a partir de vários ângulos: informações, crítica, humor e poesia, visando não só à construção de conhecimento, mas ao desenvolvimento do senso ético e estético, como fatores de humanização do indivíduo e da sociedade.

Jayme Paviani
EDUCS

Epistemologia prática procura mostrar as articulações entre as questões epistemológicas e metodológicas na pesquisa, especialmente para os que pretendem elaborar trabalhos científicos como monografias, dissertações e teses, nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Paulo César Nodari
EDUCS

O pensamento de Kant se constitui em divisor de águas não apenas do pensamento filosófico moderno como de todo o pensamento filosófico da cultura ocidental. Isso porque ele buscou uma transformação no modo de pensar, tornando o sujeito o centro tanto do conhecimento teórico como da ação prática. O presente livro contribui para entender os textos desse filósofo fundamental.

Neires Maria Soldatelli Paviani
EDUCS

A professora Neires Maria Soldatelli Paviani, em Linguagem e educação, reúne artigos e ensaios que investigam a linguagem em seus diferentes modos de abordagem na educação (leitura, escrita, literatura, teatro), como práticas de ensino que visam à formação científica e cultural. Nesses estudos, a autora procura alargar a compreensão e a interpretação da linguagem, com a preocupação de ir alem dos enfoques linguísticos, e mostrar que atos de fala, textos e comunicação humana possuem, ao mesmo tempo, uma dimensão ética e formativa. Não se pode entender a linguagem sem ligá-la ao corpo, ao pensamento, à interação social, ao outro, às coisas e ao mundo que nos cerca, a linguagem está, por excelência, na base da educação das pessoas, possibilitando-lhes crescimento da versatilidade intelectual, cultural, e o exercício da cidadania.

Everaldo Cescon
Paulo César Nodari (Orgs.)
EDUCS

Diante da fragmentação do modo de viver e da especificidade dos projetos de formação, da especialização, talvez seja tempo de elaborar uma proposta de formação global, tempo para elaborar uma nova "paidéia", capaz de determinar uma visão estratégica, sabendo reunir projetos específicos e um horizonte de sentido geral; o plano operacional e o plano teórico; a dimensão empírica e a dimensão transcendental. Para tal intento, é importante retomar questões e discussões essenciais a todos os campos e áreas do conhecimento, mas, especialmente, ao campo e à área educacional, não negligenciando, evidentemente, as significativas mudanças do nosso tempo, relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e seu impacto sobre as diversas áreas do conhecimento. Temas de Filosofia da Educação trata, portanto, de trazer à discussão a reflexão sobre o tema da educação na sociedade do conhecimento, bem como a reflexão sobre a educação e a sua responsabilidade com a aquisição e a formação do pensamento crítico.

Luiz Carlos Bombassaro
EDUCS

Luiz Carlos Bombassaro tem se dedicado, de maneira intensiva e com resultados muito frutíferos, aos autores do pensamento filosófico da Renascença. O ponto central das investigações do autor é constituído pela obra de Giordano Bruno, filósofo cuja teoria do conhecimento ele analisou com detalhes.

Evaldo Antônio Kuiava
Idalgo José Sangalli
Vanderlei Carbonara (Orgs.)
Editora Unijuí

Com a recente obrigatoriedade do ensino de filosofia no Brasil, ressurgem velhas perguntas e novos desafios sobre a docência desse saber milenar. Diante desse desafio, há uma preocupação em especial a ser destacada ao longos dos textos que compõem este livro: a formação inicial de futuros professores de filosofia e também daqueles que já estão no exercício da docência sem a devida qualificação.

Jayme Paviani
EDUCS

A interdisciplinaridade é um evento permanente no campo da pesquisa. No domínio do ensino, é um processo contínuo de integração, formação e transformação de disciplinas. Pode ser vista como um pressuposto epistemológico e uma condição pedagógica. Ela pode ser praticada sem ser mencionada. Enquanto os cientistas trabalham concentrados na busca de soluções para problemas científicos relevantes, os professores enfrentam os desafiosdos conflitos e das relações entre as diferentes disciplinas.

Ana Mery Sehbe de Carli
Flávia Brocchetto Ramos (Orgs.)
EDUCS

Além da evidente herança antropofágica do Tropicalismo, lembrada por muitos de seus teóricos e críticos, um dos seus traços mais marcantes encontra-se na mistura de gêneros, identidades, repertórios e linguagens. Essa mistura é tratada como manifestação criativa de um hibridismo semiótico capaz de amalgamar o popular e o erudito, a criação e a crítica, o deboche e a festa, a música e sua teatralização. Opondo-se aos preconceitos de que só há redundância nos meios de massa, a tropicália soube trazer para o meio televisivo o biscoito fino de um enredo sonoro novo: corrosivo, risível, mas, sobretudo, inventivo.

Jayme Paviani
Autêntica Editora

Integrante da Coleção Pensadores & Educação, este livro mostra as contribuições de um dos maiores filósofos da humanidade para a prática educativa. Quem foi Platão? Como ele se posiciona no contexto de sua época? Como ler Platão hoje? Como se caracteriza sua obra? Quais suas influências? E suas contribuições para a educação? Esses são alguns dos pontos tratados neste livro que aborda temas como a virtude ou excelência humana em educação, o conhecimento sensível versus inteligível e a reforma educacional e os valores da sociedade.

Everaldo Cescon
Paulo César Nodari (Orgs.)
EDUCS

Este livro reúne o resultado das discussões do Congresso Interdisciplinar realizado na Universidade de Caxias do Sul. O objetivo foi refletir interdisciplinarmente sobre o mistério do mal, buscando pistas para responder à contundente indagação: por que existe o mal? e para compreender melhor a natureza do ser humano. A fim de continuar a discussão, apresentamos a presente obra, que conta com a colaboração de excelentes profissionais das áreas de filosofia, teologia, psicologia, antropologia e sociologia.

Neires Maria Soldatelli Paviani
EDUCS

A obra trata de uma investigação sobre o uso do pronome me, enfático do português falado na região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente na localidade de Nova Roma, distrito do município de Flores da Cunha. Destaca-se que, sob o ponto de vista linguístico e do ensino de língua portuguesa, o resultado desse estudo poderá chamar a atenção dos estudiosos para o problema e trará contribuição para o ensino do português, especificamente nas regiões de descendentes de imigrantes italianos.

Jayme Paviani
EDUCS

Os conceitos de povo, raça, profissão, homem público, formação, tradição, autoridade, etc. podem ser portadores de identidades formadas dentro de uma visão ideológica e não necessariamente crítica. Assim, quando se fala da identidade de um povo, de uma comunidade, de uma cidade, de uma região, deve-se indagar como foi construída essa identidade e a quem ela interessa.

Evaldo Antônio Kuiava
EDUCS

A obra do professor Evaldo Kuiava é fruto do desenvolvimento consistente do pensamento da alteridade no Brasil, bem como das necessárias críticas aos paradigmas de pensamento da modernidade. Neste caso, de um lado, a força da obra crítica de Levinas, como um dos auges do pensamento filosófico mundial; de outro, a importância ética e teórica de um Kant, mas onde se demonstram mais uma vez as grandes insuficiências do pensamento tradicional diante da contemporaneidade. Um embate de fundamentações as mais caras para o saber ocidental, ao que o professor Evaldo faz passar pelos novos crivos éticos e pelas demandas do tempo, já com paradigmas filosóficos não mais idealistas ou apenas especulativos-transcendentais (metafísicos).

E-books

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Coletânea Educatio

A coletânea Educatio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul divulga a produção de seus recém-mestres em parceria com seus respectivos orientadores, oriunda de suas dissertações, das linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação, Educação, Linguagens e Tecnologia. Assim, o conteúdo dos livros oferece aos professores e pesquisadores da área possibilidades de reflexão e de discussão acerca dos resultados obtidos pelas investigações realizadas.
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Coleção Educatio Livros

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